Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

5 cuidados após uma restauração dentária

A restauração dentária é o processo de conserto da face do dente, devolvendo sua estética, forma e função. Normalmente, ele é feito para reconstruir o dente após a descoberta de uma cárie ou de uma fratura. 

Após fazer a restauração de um ou mais dentes, a dor e a sensibilidade dos dentes pode durar por horas ou até dias após o procedimento. Isto faz com que a ingestão de sólidos e líquidos seja desconfortável. Por isso, é fundamental seguir alguns cuidados para reduzir o desconforto.

 

Controle a ingestão de açúcar

A sensibilidade dos dentes depois do procedimento é normal e ela pode surgir após devido a alguns fatores, como pressão, líquidos, e também quando ocorre a ingestão de alimentos açucarados. 

Além disso, comidas doces também influenciam para o aparecimento de cáries, sendo uma doença dental que surge com o crescimento de bactérias ao redor das restaurações, assim como redobrar os cuidados com a higiene bucal.

Cuidado com a mastigação e na mordida

Morder os alimentos causam pressão nos dentes, podendo deixá-los doloridos posteriormente à restauração. 

Na hora de mastigar, faça com cuidado e sem pressa, segue a famosa dica de degustar o alimento. Dessa forma é possível impedir o impacto entre os dentes, e evitar dores. O indicado é que a mastigação seja realizada no lado oposto ao dente restaurado, se possível.

Evite alimentos pegajosos

Alimentos assim costumam prender no dente. Quando a pessoa faz restauração e não espera para comer comidas pegajosas, existe a chance de desprender o procedimento. Por isso, evite! 

Corte as comidas ao invés de quebrá-los mastigando 

Morder menos os alimentos que não cabem na boca pode ajudar a prevenir danos à nova restauração. Corte as comidas em pequenos pedaços para facilitar a mastigação, como pães, carnes, frutas e qualquer outra que dependeria de grande pressão nos dentes. 

Mantenha a boca fechada ao mastigar

O ar frio também pode desencadear uma certa sensibilidade no dente. Além de praticar boas maneiras, manter a boca fechada ao mastigar diminui a chance de o ar frio entrar na boca e causar dor.

Siga sempre as recomendações do seu dentista sobre dicas de mastigação, os alimentos que devem ser evitados após o procedimento, e quanto tempo você deve esperar para comer alimentos sólidos depois da restauração.

Quer ter melhores resultados com seu sorriso? Contrate um plano odontológico para ter cuidados à sua disposição! 


Leia também
Assuntos relacionados