Navegação Rápida

Compartilhar

3 maio 2017

Implante Dentário, Entrevista com Especialista

Como é um implante dentário?

R - O implante dentário consiste em um pino, parecido com um parafuso, de titânio, que é instalado no osso da mandíbula ou maxilar para substituir os dentes perdidos. Sobre o implante é colocada uma prótese (coroa sobre implante) que “imita” um dente.

 

Depois de extrair um dente, em quanto tempo o paciente deve fazer um implante?

R - Isso depende, depende das condições em que esses dentes se encontravam na boca. Se for um dente com raiz saudável, tem-se a possiblidade de se fazer um implante imediato, ou seja, tira a raiz, instala-se o implante. Mas se houver alguma infecção no local o recomendado é se aguardar de 4 a 6 meses.

 

O implante dentário pode ser feito em qualquer paciente?

R - Sim, desde que se tenha estrutura óssea e que as condições gerais de saúde do paciente estejam em ordem. A única contra indicação são pacientes que usam medicamentos a base de alendronato de sódio. (um medicamento muito usado por pacientes que tem osteoporose).

 

O tratamento é muito dolorido?

R - Não, desde que se obedeça às técnicas corretas e que o paciente tome as medicações necessárias e prescritas pelo dentista corretamente. Comumente a dor é mínima ou nenhuma. Enquanto estiver sendo submetido a tratamento, você receberá anestesia local. (Alguns dentistas podem optar por outras formas de anestesia). Você pode ter dores pós-cirúrgicas leves por até 72 horas, que são aliviadas pela medicação prescrita pelo dentista.

 

Como é o Pós-operatório?  Quais os cuidados necessários para o paciente que fez implante?

R - Depende da extensão da cirurgia, mas geralmente recomenda-se repouso, que se tome a medicação corretamente, pode-se também fazer compressas com gelo no local operado, não fazer bochecho vigoroso, e não se alimentar com alimentos duros ou pegajosos na área operada.

 

O implante pode dar errado?

R - Sim, se a técnicas operatórias não forem seguidas corretamente, ou se o paciente não seguir as orientações dadas pelo dentista.

 

O implante pode dar rejeição?

R – O implante é fabricado em material biocompatível. São raros os casos de rejeição. Caso isso aconteça, o implante pode ser substituído por outro.

 

Quanto tempo demora o tratamento de implante?

R- A sessão cirúrgica (colocação do implante) no consultório dura cerca de uma hora na maioria dos casos. Depois disso, de acordo com cada caso, é preciso aguardar de 1 a 6 meses para que ocorra a ósseo-integração (adesão do implante ao osso) e após esse período, uma prótese é conectada ao implante.

 

É possível colocar o dente (a coroa sobre o implante) logo após a colocação do implante?

R- Depende de cada paciente e de cada caso. Em alguns casos pode ser colocada uma coroa provisória sobre o implante com carga imediata.

 

É necessário fazer manutenção do implante?

R- O paciente precisa manter uma boa higienização. Comparecer ao dentista a cada 6 meses é essencial para conservar a saúde bucal e o implante.

 

Para finalizar, o que é importante que o paciente saiba antes de fazer o implante?

R- É importante que o paciente se informe muito, e que saiba que tem um papel fundamental no sucesso de qualquer tratamento odontológico. Nenhum tratamento é completamente igual ao outro, então, o paciente não pode se basear somente nas informações da internet ou do amigo que fez implante. Cada pessoa é única e as técnicas e resultados podem ser diferentes de caso para o outro.

 

A entrevistada, Katiane Assiz, é cirurgiã dentista há mais de 20 anos, com atuação como clínica geral e implantodontista.