5 Coisas Que Todo Gestor Deve Saber Antes de Contratar Um Plano de Saúde ou Um Plano Odontológico

5 Coisas Que Todo Gestor Deve Saber Antes de Contratar Um Plano de Saúde ou Um Plano Odontológico

1. O que é um Plano de Saúde? Antes de contratar um Plano é essencial saber se a “Operadora de Plano de Saúde” seja ela de medicina ou odontologia é de fato uma “Operadora de Plano de Saúde”. Redundante? Não.A Lei 9656/98 define que as Operadoras de planos devem estar registradas na Agência Nacional de Saúde. Para saber se a empresa tem o devido registro consulte o site da ANS. O risco de contratar uma empresa sem registro é alto para a empresa contratante, pois caso o beneficiário colaborador tenha alguma demanda, a organização não terá respaldo da ANS e ainda terá que explicar por que contratou um serviço irregular. Para sua empresa, para você e para sua família exija legalidade.

2. Cartão Desconto não é Plano de Saúde:Só é considerado Plano de Saúde, pela legislação atual, o plano que ofereça cobertura pré-estabelecida dentro das normas legais.

3. O que é CARTÃO DE DESCONTO? Neste serviço, você paga um valor (“taxa de adesão” ou “mensalidade” ou “anuidade”, entre outros) para a empresa que o vendeu e recebe um cartão de identificação para pagar, com desconto, consultas ou outros serviços médicos. A forma de pagamento é negociada entre você e o estabelecimento responsável pelo serviço médico (dinheiro, cheque, cartão etc.). Veja mais em: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/2685-cartilha-da-ans-aponta-caracteristicas-de-cartoes-pre-pagos-e-cartoes-de-desconto

4. Por que devo ter atenção ao adquirir um cartão de desconto ou um cartão pré-pago? Porque o cartão de desconto e o cartão pré-pago NÃO GARANTEM o ACESSO ILIMITADO aos serviços garantidos pelo PLANO DE SAÚDE. Dependendo do valor que você carregar no cartão poderá até realizar alguns procedimentos. Mas, quando precisar de um serviço médico de alto custo, provavelmente, o valor não será suficiente para permitir o seu atendimento, e aí a empresa que vende o cartão não tem nenhuma responsabilidade. Logo, caberá a você assumir este custo de forma integral, como por exemplo, na hora de fazer um exame, quando precisar de um atendimento de emergência ou qualquer outro serviço médico.

5. Consultar a Rede Credenciada com bastante atenção vai dar um certo trabalho, mas vale a pena. O número de profissionais credenciados parece maior quando divulgado pelas Operadoras, pois como os nomes são repetidos a cada especialidade ou área de atuação, um profissional que atenda em 2 ou 3 áreas, terá seu nome repetido na lista 2 ou 3 vezes. Uma dica: ligue aleatoriamente para alguns dos profissionais citados como credenciados e confirme se atendem realmente.

 

Leia também
Assuntos relacionados