Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Respirador bucal: conheça os tratamentos

O hábito de respirar pela boca é um dos grandes problemas de saúde do mundo. Uma vez que o nariz é o filtro para a entrada o ar, aquecendo e umedecendo o local. Por outro lado, quando a pessoa é respirador bucal, o ar que entra pela boca é sujo e seco, podendo causar doenças na região e gerar problemas respiratórios como alergias, rinites, pneumonias, bronquites, amigdalites e também cáries dentárias.  

Mas, calma, respiração bucal tem tratamento! Identificar a disfunção e ir em busca da terapia ideal é essencial para prevenir as diversas complicações que podem decorrer desta condição. 

Porque respirar pelo nariz é tão importante?

Respirar pelo nariz é a garantia do desenvolvimento e crescimento facial correto. Além disso, quando o ar é inspirado nasalmente ocorre uma produção de óxido nítrico, sendo responsável pela regulação de O2 e CO2. Ambos os gases são fundamentais para o funcionamento adequado do cérebro. 

Tendo em vista que o cérebro é o principal órgão do corpo humano, mantê-lo bem oxigenado significa ter todas as funções bem executadas.

Tratamentos para respirador bucal 

A escolha do tratamento depende diretamente das causas do problema. Como diversos sistemas podem ser afetados pelo desequilíbrio causado pela condição, é geralmente recomendado um tratamento multidisciplinar. Conheça as áreas envolvidas: 

Cirurgião bucomaxilofacial 

Este profissional é o responsável por diagnosticar e tratar anormalidades no desenvolvimento ósseo da face. Ele irá analisar as possíveis causas da respiração estar sendo feita pela boca. 

Uma das causas pode ser de origem da apneia do sono, transtorno caracterizado pela obstrução das vias aéreas, onde a aproximação de tecidos da garganta, na região da faringe, ocasiona o fechamento das vias respiratórias por pelo menos 10 segundos.

Ortodontista

O ortodontista fica encarregado de lidar com o crescimento dos ossos da face, restabelecendo a oclusão. Para um tratamento efetivo, os dentes devem ser corrigidos e o hálito tratado. 

Em conjunto aos demais procedimentos para recuperar a respiração nasal de boa qualidade no sono, o especialista em ortodontia fica com a função de melhorar os aspectos da saúde bucal que podem surgir em decorrência aos ares que entram pela boca. 

Otorrinolaringologista

Este é o médico ponderado por tratar condições que afetam o ouvido, o nariz e os seios paranasais, faringe, laringe, cabeça, pescoço, boca e o esôfago. Geralmente, cabe a ele identificar e tratar as causas do problema.  

Fonoaudiólogo

É o especialista que cuida da linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. O profissional irá ajudar o paciente a reaprender a postura corporal e a linguagem, educando a pessoa a manter a boca fechada e a respirar pelo nariz. 

Além disso, para o tratamento da respiração bucal também podem entrar em ação os seguintes técnicos: 

  • Fisioterapeutas;
  • Pediatras;
  • Alergistas;
  • Psicólogos. 

Embora respirar pela boca não coloque a vida em risco, é muito importante que você saiba identificar a condição e entenda que a respiração bucal tem tratamento.


Leia também
Assuntos relacionados