Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
É muito comum sentir dificuldades na amamentação do bebê, nos primeiros meses de vida do(a) seu(a) filho(a). Aliás, esse problema não é necessariamente direcionado para mães de primeira viagem, também pode estar presente no pós-parto de muitas mulheres.
É muito comum surgirem dúvidas sobre como lidar com seus pequenos, uma delas — às vezes até a principal, é sobre a amamentação. Quando o bebê não consegue fazer a mamada completa, não está ganhando peso corretamente ou então quando a mulher tem dificuldades ou dores nos seios após a lactação.
Uma das causas desta dificuldade pode ser o freio lingual no bebê. Por isso, neste artigo, vamos esclarecer o que é o freio lingual e como se procede, de forma simples, a resolução deste problema.
O freio lingual é uma pequena dobra de tecido que liga a parte inferior da língua ao assoalho da boca. É comum em todos os seres humanos e sua função é ajudar a manter a língua no lugar.
No entanto, em alguns casos, o freio lingual pode ser curto ou espesso demais, o que pode causar problemas na fala, na alimentação e até na saúde bucal. Quando o freio é muito curto a língua fica impedida de se mover livremente e afetar a capacidade de falar corretamente ou mastigar alimentos.
Em alguns casos, o médico pode recomendar uma cirurgia para cortar ou alongar o freio lingual para a correção.
Durante a amamentação, a língua do bebê se move para extrair o leite materno. Se o bebê tem um freio lingual curto, ele pode ter dificuldade em se alimentar adequadamente, causando problemas de saúde e impedindo que ele ganhe peso. Alguns dos sinais que podem apresentar o transtorno incluem:
A frenectomia lingual é um procedimento cirúrgico em que o freio é cortado para melhorar a mobilidade da língua. Quando a língua não pode se mover livremente durante a amamentação, pode levar a problemas de amamentação.
A frenectomia é relativamente simples e pode ser realizada por um dentista ou cirurgião dentista. O procedimento geralmente é feito com anestesia local para minimizar a dor e o desconforto do bebê.
A cirurgia envolve a remoção do freio ou frênulo que está causando o problema. O local é então suturado com pontos absorvíveis, que se dissolvem naturalmente ao longo do tempo. O tempo de recuperação é muito rápido, inclusive a própria amamentação ajuda na cicatrização.