Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Você já deve ter visto uma escova de dente elétrica e ficou pensando: ‘’será que eu levo uma dessa ou fico na tradicional?’’. Ou ainda: ‘’será que ela é mais eficaz na limpeza?’’. Até porque o que não falta no mercado é uma variedade no modelo de escova de dente — de preço também!
A primeira coisa que é importante ter em mente, independente da escova escolhida, é que o ato de escovar os dentes deve ser bem feito.
Lembrando que, de acordo com os especialistas, cada escovação deve durar cerca de dois minutos. Além disso, a higiene bucal deve ser feita após cada refeição e, principalmente, antes de dormir.
Outro ponto fundamental para ter uma boca saudável é lembrar de usar o fio dental antes da escovação, pelo menos, uma vez ao dia. Entretanto, a recomendação principal é que o uso do produto seja realizado antes de cada limpeza dental.
Tanto a escova de dentes manual ou elétrica é eficiente na remoção da placa dental bacteriana.
Como visto, o que vai ditar uma boa higiene é o modo como a pessoa faz a escovação dos dentes.
Cada uma possui suas vantagens, conheça cada uma delas.
As cerdas da escova de dentes elétrica vibram ou giram para remover o acúmulo de placa bacteriana dos dentes e gengivas. A vibração permite mais micro-movimentos toda vez que a escova é passada pelos dentes.
Portanto, seus movimentos elétricos podem auxiliar uma limpeza em locais que a escova tradicional não alcança. Além disso, ela pode:
A escova manual é a mais utilizada e conhecida no mercado. Embora não tenham a tecnologia que a elétrica apresenta, ainda, sim, são materiais eficientes para garantir uma boa saúde bucal e uma limpeza apropriada.
Suas principais vantagens ficam por conta da acessibilidade e economia. Normalmente, as escovas elétricas são mais caras, seus itens de troca são mais difíceis de serem encontrados — a compatibilidade também pode ser um empecilho.
Durante sua pesquisa de escova, lembre-se: o barato pode sair caro. Mas, nem sempre o caro também é o melhor.
A questão principal é saber se você se sente mais à vontade com uma escova de dentes manual ou elétrica.
Algumas pessoas não gostam da vibração que o modelo elétrico oferece, neste caso pode continuar utilizando a tradicional. Assim como alguns pacientes também relatam que sentem uma limpeza maior quando utilizam a escova elétrica.
Na dúvida, consulte seu dentista, assim ele poderá te orientar sobre qual o modelo ideal em seu caso. O importante é que você se sinta confortável. E, seja qual for a sua decisão, o fundamental é a frequência, tempo e qualidade da escovação dental. Isso fará toda a diferença.