Prazos Para Disponibilização de Consultas Odontológicas Aumenta de 7 para 14 dias.

Considerando a crise causada pela pandemia do coronavírus e diante da necessidade de reduzir a sobrecarga das unidades de saúde e de evitar a exposição desnecessária de beneficiários ao risco de contaminação, no dia 25/03/2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) adotou nova medida de prorrogar, em caráter excepcional, os prazos máximos de atendimento para a realização de consultas, exames, terapias e cirurgias que não sejam urgentes.  Com isso, o prazo para atendimento para a realização de consulta e procedimentos em consultório / clínica odontológica com cirurgião dentista passou de 7 para 14 dias úteis.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em conjunto com o Conselho Federal de Odontologia, por meio da Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, apontou que a assistência odontológica apresenta um alto risco para a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), pela alta carga viral presente nas vias aéreas superiores e devido à grande possibilidade de exposição aos materiais biológicos, proporcionado pela geração de aerossóis durante os procedimentos. Segundo publicação da Associação Dentária Americana (ADA – update 19 de março de 2020), em tempos de surto de COVID-19, os procedimentos odontológicos devem se restringir aos emergenciais.

É importante observar que a Uniodonto Prudente mantém Plantão para Urgências e Emergências Odontológicas 7 dias por semana, até as 20 horas, no município de Presidente Prudente. O beneficiário do plano deverá entrar em contato pelo telefone (18) 99772-4494 para agendamento e informações.

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5448-ans-adota-medidas-para-que-operadoras-priorizem-combate-a-covid-19

http://website.cfo.org.br/noticias/

Leia também
Assuntos relacionados