Saúde bucal do idoso: conheça os problemas mais comuns, prevenção e tratamentos

A saúde bucal dos idosos é mais sensível e necessita de mais atenção nos cuidados, isso porque eles estão mais suscetíveis a uma série de problemas bucais devido a fatores como o envelhecimento natural, medicamentos, condições médicas subjacentes e, em alguns casos, uma história de cuidados bucais inadequados ao longo da vida.

Confira alguns dos problemas bucais mais recorrentes em idosos.

Quais são os problemas bucais mais comuns nos idosos?

Embora as cáries possam afetar pessoas de todas as idades, os idosos podem estar mais propensos a ter cáries nos dentes expostos à raiz, especialmente se sofrem de retração gengival ou boca seca (xerostomia).

Esse segundo caso é comum aparecer na terceira idade. A saliva desempenha um papel importante na neutralização de ácidos e na prevenção de cáries, por isso a boca seca pode aumentar o risco de problemas dentários.

A gengivite, inflamação das gengivas, e a periodontite, inflamação mais grave que afeta os tecidos de suporte dos dentes, são comuns entre os idosos. A má higiene bucal, a acumulação de placa bacteriana e a retração gengival podem contribuir para essas condições.

Com o tempo, o esmalte dentário pode desgastar-se, tornando os dentes mais sensíveis e suscetíveis a problemas. Além disso, a erosão ácida causada pelo consumo frequente de alimentos e bebidas ácidas pode acelerar esse desgaste.

Idosos têm um risco aumentado de desenvolver câncer na boca, língua e garganta. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco importantes para o câncer bucal.

O uso das dentaduras ou próteses podem enfrentar problemas como ajustes inadequados, irritações na gengiva e infecções se as próteses não forem devidamente higienizadas ou não se encaixarem corretamente.

A pele da boca pode se tornar mais fina e vulnerável com o envelhecimento, aumentando o risco de lesões e infecções. Isso pode incluir úlceras, infecções fúngicas, como a candidíase oral, e outras complicações.

É possível fazer a prevenção e manter uma boa saúde bucal?

A melhor maneira de evitar ou minimizar esses problemas é manter uma rotina rigorosa de higiene bucal durante toda a vida, desde a primeira infância e toda a fase adulta, realizar visitas regulares ao dentista, adotar uma dieta equilibrada e saudável, e prestar atenção aos sintomas e alterações na boca para tratá-los precocemente.

Para saber mais sobre prevenção da saúde bucal do idoso, contrate um plano odontológico da Uniodonto. Entre em contato pelo telefone (18) 3901-7766 ou WhatsApp (18) 98157-0505.