Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Alguma vez na vida, você ou algum conhecido sentiu dor em um dente do siso e pode ter se perguntado: essa dor é normal? Se você não procurou um dentista para saber as causas do desconforto, saiba que esse sinal pode ser causado por um processo inflamatório conhecido como pericoronarite. Normalmente, a inflamação afeta os dentes do siso quando eles começam a romper o tecido gengival.
O problema ocorre principalmente nos sisos inferiores, pois o espaço existente entre a coroa desses dentes e a gengiva constitui uma área ideal para a acumulação de resíduos alimentares.
Essa dor de dente acomete cerca de 81% das pessoas com 20 anos e a infecção ocorre com maior frequência na região dos terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso.
Geralmente os sintomas que surgem são: dores, inchaço, mau hálito e gosto ruim na boca. Outros sintomas podem incluir inflamação do retalho de tecido que recobre o dente em erupção e secreção de pus no local.
É normal ter um caso de pericoronarite de curta duração, que dura de três a quatro dias, quando o dente do siso está nascendo. Para aliviar os sintomas, o dentista pode indicar o uso de alguns medicamentos, verifique com ele o que pode ser feito.
Ao adotar boas medidas de higienização, também é possível até mesmo reverter os sintomas de pericoronarite.
Se a infecção persistir, além desse período, ou ocorrer repetidamente, procure o dentista para fazer um tratamento o mais rápido possível.
Normalmente, o tratamento consiste na extração dos sisos inflamados, mas pode ocorrer alguma complicação que impede a rápida extração. Nesse caso, o profissional pode recomendar o uso de antibióticos para adiar um pouco o procedimento, enquanto a inflamação é tratada.
O dente do siso costuma ser um incômodo na vida de muitos jovens adultos e, geralmente, quando nascem já não existe espaço suficiente para acomodá-los. Desta forma, o dente do siso acaba forçando e empurrando todos os outros para conseguir o seu lugar.
Mas a dor do dente do siso não é regra. Algumas pessoas, na verdade, nem chegam a ter a formação desses dentes.
Para amenizar essas dores e não tornar o processo ainda mais doloroso, separamos algumas dicas que você pode seguir:
Todos os sinais de dores devem ser percebidos e levados até o dentista, principalmente se elas persistirem. Mas, pagar consultas particulares toda vez que sentir um incômodo não sairá barato. Já pensou na possibilidade de contratar um plano odontológico a partir de R$ 15,90, por mês? Converse com a nossa equipe, sem compromisso: (18) 99799-4481.